sexta-feira, 25 de maio de 2012

O casamento da princesa



 Conto popular da África ocidental

Abena, linda princesa sempre envolta nos mais belos tecidos e vestimentas, adornada com os mais fulgurantes colares e brincos, era uma nobre. Toda a África tropical tomou conhecimento da beleza da princesa. 


Os primeiros a propor-lhe casamento foram o Fogo e a Chuva. Abena enamorou-se pela Chuva que chuviscou bonitos versos em seus ouvidos:
_O olhar do amor fez passear o passarinho, que, assim baixinho, trouxe água do seu bico até seu ninho...


Apaixonada prometeu casar-se com a Chuva. Enquanto isso o Fogo com trajes suntuosos e, finíssimos modos, deu mostras de seu poder ao rei. Suas chamas mantêm os animais perigosos ao longe, cozinham a comida, iluminam as noites escuras e aquecem o corpo no rigoroso inverno. O rei muito impressionado promete a mão de sua Abena ao fogo.
A partir de então momentos de tensão foram vividos por Abena, pelo rei seu pai e pelos pretendentes, o Fogo e a Chuva.
O rei decidiu que haveria uma grande competição entre os pretendentes de sua bela filha e o vencedor seria o esposo da princesa Abena.
Apenas posso dizer que a partir de então o Fogo e a Chuva tornaram-se inimigos mortais e ...


Esse belo livro de Celso Sisto com ilustrações de Simone Matias foi distribuído nas escolas públicas do Brasil pela Ministério da Educação. Por essa iniciativa do governo, paulatinamente nossas crianças estão conhecendo um pouco da oralidade africana através de seus contos recontados por nossos autores.
Vale a pena conhecê-lo. Boa leitura.