quarta-feira, 23 de maio de 2012

Memória Cósmica de Hermínio Miranda




Concluí a leitura desse livro tão interessante agora pela manhã. Hermínio Miranda é um pesquisador e autor de assuntos voltados à Doutrina Espírita como também ao espiritualismo. Através de sua participação por muitos anos em atividades mediúnicas teve contato com inúmeros Espíritos de maior e menor saberes sobre a vida espiritual. Os conhecimentos adquiridos com essas experiências Hermínio compartilha conosco através de suas várias obras.
No atual livro ele foi convidado a traduzir a obra "The soul of things", literalmente "A alma das coisas", de autoria de William Denton, publicada em 1863 e relagada a completo abandono. Senhor Hermínio Miranda em função de algumas questões que você poderá identificar ao ler o livro, decide não traduzí-lo mas escrever um livro discutindo o texto original de Denton.
Aí está a obra editada em outubro de 2008 que faz parte da coletânea "Conspiração do Silêncio", da Editora Lachãtre que tem como objetivo resgatar livros e autores negados durante séculos por pesquisarem em linha oposta à concepção científica vigente, ou seja, o materialismo.
De linguagem simples e nada romanceada Hermínio nos esclarece sobre as pesquisas de William Denton na área da Psicometria: Faculdade que tem algumas pessoas( sensitivas) de lerem as impressões e lembraças que existem nos objetos daquilo que foi vivido, no tempo e espaço onde eles estiveram depositados.
"Tanto quanto uma rosa espalha seu perfume por toda parte, os seres humanos difundem sua influência por onde quer que passem." Denton na página 279 de sua obra.
Para tais pesquisas William Denton trabalha com sensitivos, dentre os mais frequentes estão sua esposa e sua irmã. Ao tocarem objetos, esses sentivos são capazes de sentirem e verem fatos ocorridos no passado recente ou remoto cujas energias impregnaram o objeto permitindo lê-los como a um livro, com a diferença de serem mais fieis quanto à veracidade dos fatos.
É um tema instigante, termos acesso ao já vivido através de obras de arte, jóias, móveis, livros, pedras e qualquer objeto que estivesse fazendo parte de um ambiente. A História com certeza seria refeita em vários aspectos se esta técnica fosse utilizada por historiadores uma vez que os fatos vividos sempre foram alterados seguindo interesses políticos, sociais ou financeiros de quem está no poder.

Hermínio Miranda
Algumas obras de Hermínio Miranda:

  • As Marcas do Cristo - Paulo, o apóstolo dos gentios; Lutero, o reformador - vol. 1 e 2
  • Histórias que os Espíritos contaram
  • Diálogo com as sombras
  • A Memória e o Tempo
  • Diversidade dos Carismas - vol. 1 e 2
  • Nossos filhos são Espíritos ...
Revista Universo Espírita - entrevista com Hermínio Miranda
Estante Virtual - obras de Hermínio Miranda

Nenhum comentário: