segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Literatura de Cataguases nas rodas de leitura


Concluí hoje a tarde a leitura de 'A literatura de Cataguases nas rodas de leitura'. O livro é o resultado de um trabalho desenvolvido pelas educadoras Anicézia Romanhol Bete, Bárbara Henriques Grenha e Maria Galdina Toledo em suas pesquisas e projetos literários desenvolvidos na FIC-UNIS e no Colégio de Aplicação da mesma faculdade, onde atuam profissionalmente.
O livro tem como propósito mostrar aos educadores, professores e pais a possibilidade de levar crianças, jovens e adultos à leitura significativa e prazerosa através das rodas de leitura e no caso das escolas de Cataguases, a inserção de obras literárias de autores de nossa terra uma vez que Cataguases é uma cidade com autores de alto nível de produção literária, com suas obras  editadas aqui mesmo em nossa cidade.
As autoras fazem um passeio pelas origens da literatura de Cataguases, a formação do leitor, a literatura nas escolas dentre outros temas e, por fim apresentam 'As rodas de leitura' no seu processo de estrutura e organização assim como a necessária capacitação dos professores para realizarem essa prática em suas salas de aula com o devido sucesso.

"A criação de uma roda de leitura não requer grandes dificuldades, dispêndio de dinheiro ou esforço, mas para sua formação é necessária a observação de alguns detalhes importantes. Ela pode ser formada por pessoas que trabalhem juntas, por vizinhos, amigos, membros de uma família, alunos e professores etc. Não há, também, a pré-determinação de uma faixa etária, de um nível cultural ou formação acadêmica, ou o estabelecimento de uma classe social específica."

"Outros requisitos para a organização do grupo e a eficácia das reuniões são: pontualidade e assiduidade dos membros; estímulo à discussão por meio da proposição de questões curiosas e controversas..."

"Antes de iniciar as rodas de leitura, o primeiro passo será a criação de um projeto interdisciplinar, que envolverá os professores de Língua Portuguesa e História."

"O entrelaçamento da História com a Literatura possibilitará aos alunos desenvolverem o senso crítico, a partir da contextualização histórica. Compreenderão que todo discurso está cercado de ideologias e que estas poderão influenciar o leitor."

Assim temos algumas das idéias apresentadas pelas autoras que vale a pena conhecermos.





Para adquirir o livro fazer contato com:
anicezia@oi.com.br




BETTE, Anicézia R.; GRENHA, Bárbara H.; TOLEDO, Maria G. A literatura de Cataguases nas rodas de leitura. Cataguases: FUNCEC, 2011






Este livro foi patrocinado pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura/2010.

Um comentário:

Ana Paula Fernandes de Mendonça disse...

Que legal, Maisa! A sua leitura do livro me deu muitas ideias! Ah, tambem quero ler esse livro! Beijos e bom feriado... cheio de relexoes!