terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Histórias que os espíritos contaram









Concluí a leitura de uma livro muito interessante e rico de informações para os estudiosos da mediunidade. Seu autor é o brilhante pesquisador Hermínio C. Miranda que relata depoimentos de espíritos através da mediunidade. "São histórias sem fantasia, retoque ou embelezamento para abrandar-lhes o impacto ou adoçar-lhes o conteúdo", afirma Hermínio.
São narrativas reais vividas por espíritos em algum tempo de nossa história e que embora mortos para a sociedade humana, seus feitos continuam a refletir sobre eles próprios ainda hoje.
Todas as criaturas envolvidas nestas histórias tiveram contato direto ou indireto com Jesus, trabalharam em seu nome e por motivos que vale a pena descobrir nesta leitura tornaram-se opositores do Cristianismo lutando ferozmente contra o Cristo.
Através de um trabalho de amor, psicologia e evangelho Hermínio e sua equipe de médiuns conseguem esclarecer essas criaturas espirituais e auxiliá-las no direcionamento para um novo caminhar vindo futuramente a refazer os atos do passado em novas reencarnações buscando renovação de idéias e lutas consigo mesmos para aprenderem a amar o evangelho, implantando-o dentro de si mesmos e consequentemente nas sociedades das quais fizerem parte.
Excelente leitura para essas férias.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Descobrindo Vera Rossi


Descobri nesta semana um site encantador:http://www.contandohistoria.com/

O site é criação de Vera Rossi com inúmeras histórias belíssimas muito bem ilustradas, nos mantendo ligados em cada uma. Amei cada imagem delicada que nos remete a um mundo de sonhos e fantasias que faz muito bem ao nosso íntimo psíquico.
Estou utilizando-o nesta e na próxima semana para trabalhar sobre histórias e contos. As crianças estão adorando ler acompanhadas de imagens tão belas.
Parabéns Vera visitaremos você sempre.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hoje é Dia Nacional do Livro - 29 de outubro de 2009

Eu sou o mundo

Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque, com o meu livro,
posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa
levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.

Na terra dos sultões e do ouro,
há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
génios, vampiros e Sindbades
contam os seus segredos a Xerazade.

Com cada palavra de cada página
viajo pelo tempo e pelo espaço
e, nas asas da fantasia,
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio mais compreendo
que com o meu livro
estarei sempre
na melhor das companhias.

Hani D. El-Masri
*Tradução: José António Gomes

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Washington Magalhães: leitor a qualquer hora.

18 horas e 12 minutos; caminhava eu tranquila pelo Calçadão após acompanhar calorosa reunião extraordinária de nossa Câmara Municipal que ouviu, dialogou e acordou ações em parceria com os servidores públicos municipais de educação, em greve; encontrei o autor cataguasense Washington Magalhães, que num momento de lazer lia:
CALIGVLA E NERO, livro de Caio Suetônio Tranquilo, autor romano falecido por volta do ano 140 de nossa era.
Nessa obra Caio apresenta e analisa fatos da vida dos dois imperadores Calígula e Nero, personagens da história romana com seus estilos inconfundíveis de desequilíbrios morais, espirituais e éticos, claramente percebidos nos períodos em que governaram.
Conversamos por algum tempo e Washington me disse que comprara o livro a tarde para descansar um pouco, mas que está lendo no momento é o livro ASPECTOS SURREALISTAS EM O AGRESSOR, DE ROSÁRIO FUSCO, da autoria de Anice Mamede.
Washington como amante da leitura e autor, lê em qualquer lugar. Não me esqueço de quando ele morava na rua Tenente Fortunato e colocava uma cadeira de praia na calçada acompanhado de sua flauta e hora tocava, ora lia. Era uma imagem agradável de ser vista.

Quero aproveitar para citar sua mais nova criação, a revista TICTAC; mas sobre ela falarei outro dia.
Obrigada Washington por todos os esclarecimentos que me deu em tão poucos minutos juntos.
Bom trabalho sempre!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FELICA 2009

FESTIVAL LITERÁRIO DE CATAGUASES
Acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2009. Haverão palestras, debates, oficinas profissionalizantes, contação de histórias e inúmeras outras atividades atendendo o público infantil, juvenil e adulto. Entre no site para conferir e fazer sua inscrição.
Convidados:
Tatiana Salem Levy
Ronaldo Werneck
Luiz Ruffato
Gabriel o Pensador
Ferreira Gullar
Ronaldo Guimarães
Lina Tâmega
Joaquim Branco
Fernando Cesário
Fabrício Carpinejar
Chico Cabral
Carola Saavedra
Desejo ótima trabalho a todos envolvidos na organização deste festival.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Álvaro Otoni em Cataguases

Nesta semana, estamos tendo novamente o prazer de receber em Cataguases o escritor Álvaro Otoni, através do trabalho super legal da professora Andrea Toledo no Instituto Francisca de Souza Peixoto, com o seu tão conhecido projeto "Escrevendo com o Escritor" que tive a felicidade de estar presente em sua primeira edição há 10 anos.
Álvaro durante 3 meses escreveu juntamente com crianças de 7 a 10 anos a história "Aventuras de um príncipe tímido pelas terras do amor".
Esta semana Álvaro veio se encontrar com estas crianças para conversas, contar e cantar histórias como é característica sua; ver os trabalhos produzidos pelos estudantes que participaram do projeto.



Álvaro foi entrevistado por um grupo de crianças, com as mais variadas perguntas sobre momentos de sua vida como cidadão e autor. Também foram realizadas várias atividades através de textos, desenhos e maquetes inspiradas nas obras o autor.






As crianças felizes compraram livros e queriam autógrafos claro, conhecendo o autor e sua obra é prazeroso adquirir seus livros e lê-los.

Parabéns Andréa pelo trabalho que desenvolve.

Para conhecer o trabalho realizado é só visitar o blog:

http://escrevendocomescritor.blogspot.com/

sábado, 13 de junho de 2009

Sábado, fim de tarde; caminhava eu tranquila pelo bairro Primavera quando encontrei Taylani e Thiago gostosamente curtindo leitura e desenho.
Taylani lia uma história em quadrinhos da Turma da Mônica mais precisamente da Magali, enquanto isso Thiago calmamente fazia um desenho com lápis colorido em folha de papel pardo.
Conversando com a mãe das crianças fiquei sabendo que eles fazem isso sempre para ajudar a tomar conta do ponto comercial que ela tem, quando é necessário que ela fique dentro de casa nos afazeres domésticos.
Taylane estuda na E.E.Astolfo Dutra e lá sei que é estimulada a ler e produzir textos em formas variadas pois anualmente a escola produz o festival "Cantos e Encantos da Poesia".
A leitura é ato de amor por si e pela vida com infinitas possibilidades de aprimoramento íntimo.
É maravilhoso captar essas imagens no dia a dia da cidade.

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato

quarta-feira, 13 de maio de 2009

sábado, 18 de abril de 2009

O Livro dos Espíritos

No dia 18 de abril de 1857, era lançado em Paris na França O Livro dos Espíritos; obra de filosofia espiritualista escrita por Espíritos diversos através de médiuns adolescentes. Os textos foram devidamente catalogados, avaliados sob o olhar atento e crítico do professor Hippolyte Leon Denizard Rivail. A obra trouxe para a sociedade terrena imenso manancial de informações sobre a vida e a morte; Deus e os Espíritos; leis divinas; relacionamentos sociais entre encarnados e desencarnados e uma gama de informações que norteiam a vida humana num cunho ético, moral e cristão.
Vale a pena conhecer a obra que enriquece os pensamentos e produz novas idéias e ações na vida de quem a conhece. São 152 anos de influência na sociedade conduzindo a criatura terrena a níveis de reflexões bem mais profundos dos que tínhamos até então.

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil
















Nos dias atuais é absolutamente natural uma livraria ter um espaço voltado para o público infantil mas, nem sempre foi assim.
Quem muito trabalhou para a mudança desse panorama foi José Bento Monteiro Lobato que disse: "Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar".
Autor de vastíssima obra voltada para o público infantil, suas histórias encantam crianças ontem e hoje.Seu nome está eternamente gravado no mundo infantil e adulto através dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo dentre outros de igual beleza e encantamento.

Dia 08 de janeiro de 2002, o então Presidente da República Fernando Henrique Cardodo, instituiu o Dia Nacional do Livro Infantil na data de 18 de abril, por ser a data de nascimento de Monteiro Lobato.
É nosso desejo que as futuras gerações saibam apreciar, valorizar e divertir com esse altor que tanto fez por nosso país.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cirurgião de 16 anos é leitor desde os 2anos


Cirurgião mais novo do mundo começou a ler aos 2 anos
João Augusto - Brasil Que Lê - 31/3/2009

O indiano Akrit Jaswal completa 16 anos no dia 23 abril. Coincidência ou não, é o Dia Mundial do Livro. Livro, aliás, que faz parte da vida desse garoto prodígio desde os 2 anos de idade, quando começou a ler e escrever apenas olhando as páginas dos livros que chegavam às suas pequenas mãos.

Nascido em uma família pobre, Akrit fez dos livros sua melhor companhia. Aos 5 anos, já estava lendo poesia e obras de Shakespeare. Depois, passou à sua maior paixão: livros sobre Medicina.

Aos 7 anos de idade, tornou- se o cirurgião mais jovem do mundo, quando a família de uma menina da sua aldeia solicitou a sua ajuda para realizar uma cirurgia. A menina havia sofrido um acidente e queimado os dedos, que acabaram colando uns nos outros; Akrit realizou a operação, extremamente bem-sucedida, que foi filmada e surpreendeu os médicos de todo o planeta.

Por seus dotes incomuns, o menino foi transformado em celebridade e ganhou páginas de jornais e lentes de TV em todo o mundo. Tornou-se o mais jovem universitário da Índia e estuda atualmente na Universidade de Harvard nos EUA, onde está no 2º ano de Bacharelado em Zoologia e Botânica.

Akrit possui livros como Gray's Anatomy, e manuais de cirurgia, anestesia, anatomia, fisiologia, cancer e outros. Ele declarou tê-los dominado com o seu hábito de ler pelo menos uma hora todos os dias.

O estudante indiano surpreendeu o mundo ao dizer no programa televisivo da apresentadora norte-americana Oprah que, com sua superinteligência, ele leu todos os tratados atuais de Oncologia e descobriu as falhas e limitações da atual pesquisa do câncer; afirmou que ele possui a solução do problema e que pode criar novos remédios e novas tecnologias de tratamento oncológico, mas que para isso precisa antes formar-se oficialmente como médico e criar um centro filantrópico de estudos, para tratar gratuitamente os milhares de doentes da Índia. Com estas afirmações, tornou- se instantaneamente uma celebridade nos EUA, conseguindo grandes doações e apoios para as suas pesquisas.

O sonho de Akrit é encontrar a cura definitiva para o câncer e para a Aids. Um sonho que passa pela generosidade desse adolescente e reafirma o fato de que, mesmo diante da genialidade, os livros são fonte inesgotável de sabedoria, prazer, conhecimento e evolução.


(Reprodução autorizada mediante citação da 'Brasil que Lê - Agência de Notícias')
Contato: agencia@brasilquele.com.br

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Cristianismo no Império Romano

"Em seus primórdios, o cristianismo era uma religião que pregava a libertação dos escravos, isto é, dos oprimidos do Império Romano. E estes escravos não eram nada menos que oitenta por cento de toda a população do Império. Nos seus três primeiros séculos de existência, o cristianismo difundiu-se e organizou as massas populares em torno de um Deus que prometia a bem-aventurança eterna aos sofredores e o inferno aos que gozassem de bens desta terra. Durante este período, cresce um sentimento comunitário entre as pessoas e, portanto, entre homens e mulheres.
O cristianismo era então menos misógino do que as outras grandes religiões: o judaísmo, o budismo, o hinduísmo e o confucionismo e mais tarde o islamismo, porque todas elas haviam nascido em sociedades mais agrárias, ao passo que a Roma urbana e avançada aproximava-se mais da economia de mercado capitalista. Porém, quando os cristãos ajudaram a derrubar o Império Romano a partir do seu interior, minando-o de dentro para fora, novas culturas bárbaras haviam ocupado o espaço deixado pela cultura greco-romana. E as mulheres foram pouco a pouco perdendo a participação ativa e igualitária que haviam conquistado na nova religião.
Os primeiros cristãos romperam com os papéis sexuais tradicionais e advocavam como estado perfeito de vida o celibato. Este novos papéis, que se afastavam da família convencional, eram bastante atraentes para as mulheres das classes populares, sobrecarregadas com o trabalho doméstico e o externo à casa. No começo, a perseguição das autoridades era feroz, e muitos cristãos pereceram martirizados, inclusive mulheres de famílias dominantes que, pouco a pouco, também foram atraídas pela nova religião.
Nos primeiros séculos, homens e mulheres celibatários dedicavam-se inteiramente ao serviço de Deus, e isto era uma promoção enorme para as mulheres. Mosteiros foram sendo criados, principalemte depois que o cristianismo se tornou a religião oficial do estado. Nesses mosteiros, mulheres tinham um destacado papel e muitas vezes eram consideradas com dignidade tão grande quanto a dos bispos. A partir desta época, a administração do cristianismo foi pouco a pouco se tornando autoritária e centralizada, e eram apenas essas mulheres religiosas que podiam ter algum desenvolvimento intelectual e de sua capacidade de decisão.
No entanto, como os padres da Igreja eram homens e rejeitavam o corpo, e, portanto seus desejos sexuais, o misoginismo foi crescendo na igreja. Este sistema antimulher considerava o estado do casamento inferior ao do celibato. A mulher virgem passou a ser admirada, e a Virgem Maria tornou-se o modelo de todas as mulheres. Embora a Igreja nascente tenha sido, em seus primórdios, libertadora da mulher, era agora a força mais importante e profunda para intensificar a sua submissão."


Vale a pena continuar a leitura desse texto super interessante que faz parte do capítulo 11 do livro A MULHER NO TERCEIRO MILÊNIO de Rose Marie Muraro; aqui ela avalia a situação da mulher no Império Romano. No livro de forma leve e histórica aborda a história da mulher na sociedade terrena, desde épocas mais remotas. Rose analisa o papel da mulher neste terceiro milênio.

Muraro, Rose Marie; A mulher no terceiro milênio; Editora Rosa dos Tempos; 3ª edição, Rio de Janeiro,RJ, páginas 98 e 99

sexta-feira, 20 de março de 2009

O boi Zebu e as formigas

Um boi Zebu certa vez
Moiadinho de suo,
Querem sabê o que ele fez
Temendo o calor do só?
Entendeu de demorá
E uns minuto cuchilá
Na sombra de um juazêro
Que havia dentro da mata
E firmou as quatro pata
Em riba de um formiguêro.
Já se sabe que a formiga
Cumpre a sua obrigação,
Uma com outra não briga
Veve em perfeita união
Paciente trabaiando
Suas foia carregando
Um grande inzempro revela
Naquele seu vai e vem
E não mexe com mais ninguém
Se ninguém mexe com ela.
Por isso com a chegada
Daquele grande animá
Todas ficaro zangada,
Começou a se acanhá
E foro se reunindo
Nas perna do boi subindo,
Constantemente a subi,
Mas tão devagá andava
Que no começo não dava
Pra de nada senti.
Ma porém como a formiga
Em todo canto se soca,
Dos casco até a barriga
Começou a frivioca
E no corpo se espaiando
O zebu foi se zangando
E os casco no chão batia.
Ma porém não miorava,
Quanto mais coice ele dava
Mais formiga aparecia.
Com essa formigaria
Tudo picando sem dó,
O lombo do boi ardia
Mais do que na luz do só
E ele zangado as patada,
Mais força incorporava,
O zebu não tava bem,
Quando ele matava cem,
Chegava mais de quinhenta.
Com a feição de guerrêra
Uma formiga animada
Gritou para as companhêra:
-Vamo minhas camarada
Acaba com os capricho
Deste ignorante bicho
Com a nossa força comum
Defendendo o formiguêro
Nos somo muito miore
E este zebu é só um.
Tanta formiga chegou
Que a terra ali ficou cheia
Formiga de toda cô
Preta, amarela e vermêa
No boi zebu se espaiando
Cutucando e pinicando
Aqui e ali tinha um moio
E ele com grande fadiga
Pruquê já tinha formiga
Até por dentro dos óio.
Com o lombo todo ardendo
Daquele grande aperreio
O zebu saiu correndo
Fungando e berrando feio
E as formiga inocente
Mostraro pra toda gente
Esta lição de morá
Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito
Até nas leis da natura
As formiga a defendê
Sua casa, o formiguêro,
Botando o boi pra corrê
Da sombra do juazêro,
Mostraro nessa lição
Quanto pode a união;
Neste meu poema novo
O boi zebu qué dizê
Que é os mandão do podê,
E as formiga é o povo.
Patativa do Assaré
Ao conhecer a história desse homem/poeta maravilhoso, constatamos a realidade da reencarnação. Um cidadão do sertão nordestino, sem escola e intelectualidade mas que apresentou em seus versos a maturidade de uma alma do Bem iluminando a Terra com sua ética, moralidade, sensibilidade, que deveria ser estudado por todos além das cadeiras intelectuais da Sorbone.
Nesse momento em que a sociedade terrena se satura de violência e podridão necessitamos ler e conhecer autores como Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré para nos inspirar na elaboração de idéias e práticas moralizadoras para nossa vida e a sociedade.


"Eu nunca falei à toa.
Sou um caboclo rocêro,
Que sempre das coisa boa
Eu tive um certo tempero.
Não falo mal de ninguém,
Mas vejo que o mundo tem
Gente que não sabe amá,
Não sabe fazê carinho,
Não qué bem a passarinho,
Não gosta dos animá."

"Meus versos é como semente
Que nasce arriba do chão;
Não tenho estudo nem arte,
A minha rima faz parte
Das obras da criação."

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Terceira Idade sem traumas e sem saudades

O Centro Espírita Paz, Luz e Amor de Cataguases,MG, dentre as várias atividades que desenvolve conta com um grupo de pessoas da terceira idade que mensalmente se reune para estudar a vida numa ótica espírita. A cada ano estudam um tema específico, atuam em oficinas, viajam; são várias as realizações buscando a valorização da vida para que a mesma seja de qualidade. Anualmente produzem um livro com textos, poemas, fotos, retratando as atividades desenvolvidas do ano e este é o livro de 2008 tendo na capa foto do passeio do grupo à cidade de Raposo,MG.
Texto de Isabel uma das participantes do grupo em 30 de março de 2008:

Liberdade
A liberdade não é simplesmente as idéias que temos, projetos e aspirações que a eles nos entregamos apaixonadamente. Mas, que as nossas legítimas intenções, sejam as de servir à causa, à obra, à Humanidade.
Saberemos, então, o que é a legítima liberdade.

O grupo é coordenado por Marlene Rodrigues Lima espírita atuante na referida casa espírita e no movmento espírita da cidade.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Livraria Cultura




A mais nova livraria de Cataguases está localizada na Avenida Astolfo Dutra, nº25, loja 5,em frente ao Hotel Beville. Foi idealizada pela professora Michele Gouveia e a advogada Muriel Gouvea ambas amantes da leitura e primas.Hoje a livraria é uma realidade em nossa cidade existindo a quatro meses.


Lá encontrei uma variedade de títulos entre didáticos, culinária,espiritualistas, psicologia, literatura, suspense, auto-ajuda, que atende a todas as idades além de jogos diversos, globo, mapas, etc.


Me disse Muriel que o desejo dela e da Michele era ver em Cataguases uma livraria bem próxima ao comércio local onde as pessoas circulam no dia a dia tendo a possibilidade de ler e comprar seus preferidos.


Para encantar a infância a livraria tem uma variedade incrível de títulos, formatos, assuntos, atendendo ao mundo mágico das crianças.

Este é o livro Castelo Assombrado de Nick Denchfield da Ciranda cultural. É muito bonito e após ser lido pode ornamentar o quarto infantil pois abrindo as páginas ele se transforma nun castelo assombrado com todos os personagens.


Promoções da semana:

1- Guinness Word Records 2009 - da Ediouro

2- A Lição Final - de Randy Pausch

3- Roma - de Steven Saylor

4- O Jogo do Anjo - de Carlos Ruiz Zafón

5- O menino do pijama listrado - de John Boyne

6- Madonna 50 ano - de Lucy O'Brien

Os livros que não tenham no estoque da livraria podem ser encomendados.

Convido aos leitores cataguasenses que visitem a Livraria Cultura, estimulem nosso comércio além de terem uma conversa agradável com as simpáticas proprietárias.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Férias com livros


"Se o olhar do homem pudesse sondar o passado e reconstituir o elo que une suas vidas sucessivas, muitas surpresas lhe seriam reservadas, mas também, más lembranças e angústias viriam se misturar às dificuldades da vida presente e agravá-las!
Eis por que o esquecimento lhe é dado durante a passagem do vau, isto é,
durante a estada terrestre. Mas no desprendimento corporal, nas horas
de sono, e, sobretudo, após a morte, o espírito evoluído retoma o
encadeamento de suas existências passadas, e na lei das causas e efeitos,
em vez de vidas isoladas, incoerentes, sem precedentes e sem sequência, ele contempla o conjunto lógico e harmonioso de seu destino.
"Léon Denis"


Esta é a última obra de Léon Denis, finalizada às vésperas de seu desencarne, traz-nos a história dos Celtas, principalmente os que habitavam a Gália, e sua religião, o Druidismo - que apresentava muitos pontos em comum com a filosofia espírita.
Este livro também nos brinda com transcrições de mensagens do Espírito Allan Kardec, transmitidas por psicofonia, nas quais ele aparece, não como o codificador do Espiritismo, mas como um francês que fala acerca de suas origens célticas, grandes formadoras do caráter de seu povo e aí entenderemos que esse foi mais um fator na escolha da França como berço da Doutrina Espírita.
Mais que um livro de análise histórica, traz-nos a ascendência espiritual que concorreu para a formação da França, e um grandioso estudo desenvolvido por Léon Denis sobre reencarnação no capítulo VIII.

Para os admiradores do mestre Léon Denis esta é uma leitura imperdível; boas férias!