segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Espiritismo e as forças radiantes


"A cadeia de vida se desenvolve grandiosamente, sem solução de continuidade, desde o átomo até o astro, do homem em todos os graus da hierarquia espiritual, até Deus."
                                         Léon Denis (1846-1927)

A Editora Léon Denis nos brinda com mais essa obra fantástica deste filósofo continuador do Espiritismo após o desencarne de Allan Kardec.
Em o Espiritismo e as forças radiantes Denis analisa a Energia Criadora do Universo que manifesta-se sob formas variadas em nosso planeta e que estavam em foco de pesquisa no século XIX tais como:
  • Telegrafia com fio
  • Telefonia com fio
  • Eletricidade
  • Magnetismo...
A obra é composta por artigos de Denis ou palestras que proferia uma vez que tinha por hábito redigí-las antes de proferí-las, o que nos possibilita atualmente conhecer suas palavras diante de plateias.
Léon Denis após algumas palestras era sempre questionado sobre a energia: "O que é a energia nas formas diversas sobre as quais ela atua e que se nos tornaram familiares?" Ao que ele respondia de acordo com os ensinos recebidos de seus guias espirituais: "A energia decorre dessa corrente imensa de forças que percorre o Espaço, regula a marcha dos astros e alimenta a vida de todos os seres nos planetas".
Denis nos afirma que a eletricidade assim como todas as forças radiantes, são emanações derivadas dessa poderosa corrente de força e de vida que anima o Universo cuja fonte está em Deus.
Ele analisa a presença dessas forças nas reuniões espíritas, no magnetismo, através da prece, nos astros, enfim nas relações humanas.
Algumas citações do autor para nossa reflexão:

"Mesmo quando não atinja o fim visado, a oração contribui para sanear a atmosfera, para melhorar o ambiente dos mundos inferiores".


Informações de seus guias: "Tudo no Espaço, se resume em ondas e em vibrações. Às vezes, nós mesmos sentimos dificuldades em nos aproximar de vocês, porque somos molestados por radiações grosseiras que são originadas das paixões humanas".

"Quanto mais o Espírito progride e se eleva na hierarquia espiritual, mais adquire o poder sobre os fluidos etéreos, de modo que se pode deduzir que um dos objetivos essenciais da evolução é o conhecimento e a administração das forças potenciais do Universo..."

"... nos planos superiores da vida espiritual, o pensamento, a vontade e a força se unem para realizar a obra sublime do cosmo, essa obra cujo arranjo encanta e arrebata todos os que descobrem as suas leis".

"... é penetrando o segredo dessas leis e compreendendo o controle dessas forças que o homem pode entrar na grande comunhão universal, cujo princípio está em Deus e fora da qual não há felicidade".

"A própria Terra é apenas uma estação radioativa no Universo".

"O mundo dos fluidos é a fonte de energias vitais. Ele é o reservatório imenso onde os espíritos haurem os elementos necessários para edificar as suas obras grandiosas e variadas, no âmago dos Espaços".

"Todos os acontecimentos são registrados na substância radiante, e, é assim que o Universo possui em si mesmo, gravados para sempre, todos os elementos de sua própria História; os ocultistas chamam isso de "clichês astrais", mas, até o momento, o homem terreno e mesmo os videntes se mostram inábeis para decifrá-los e compreendê-los".

Esse é mais um livro de conteúdo rico, impressionante e encantador assim como a capacidade filosófico poética de Léon Denis. É para saborear e refletir.

Outras obras do autor:
  • O Além e a Sobrevivência do Ser
  • Depois da Morte
  • O Espiritismo na arte
  • O Espiritismo e o Clero Católico
  • O Grande Enígma
  • O Gênio céltico e o mundo invisível
  • O mundo invisível e a guerra
  • O porquê da vida
  • O progresso
  • Socialismo e Espiritismo
  • Túnis e a Ilha da Sardenha      
Léon Denis