domingo, 20 de janeiro de 2008

Serginho Groisman fala de leitura



Na Revista da TV de domingo dia 20 de janeiro, jovens entrevistam o apresentador e diretor do programa "Altas Horas" nas noites de sábado na TV Globo.
Três respostas de Serginho é preciso registrar neste blog, vejamos:
  • CLEO PIRES: Para você, qual o papel da TV e do seu programa na educação dos jovens?
  • SERGINHO GROISMAN: É difícil falar na contribuição da educação através da televisão, por conta de sua rapidez. Porém, acho que valores e comportamento podem, sim, entrar como referência na TV. Com programas que buscam a ética, sem explorar as fraquezas humanas, sendo tolerantes com as diferenças. Não sou a favor de conselhos através da TV. O jovem, com o tempo, saberá tomar suas decisões. Os conselhos devem ser dados por amigos, famílias. No meu ponto de vista, a TV deve ser uma mídia complementar na vida dos jovens, que vêem muita televisão. A leitura é a saída para a transformação do Brasil.
  • CAROLINA OLIVEIRA: Para você, os jovens estão ficando mais maduros, ou eles estão raciocinando menos, com menos conteúdo, já que tudo o que acontece no mundo está resumido, geralmente, em duas linhas na internet?
  • GROISMAN: Eu acho que muitos avanços aconteceram, mas ainda estamos longe de ter uma juventude e uma sociedade que saibam de seus direitos. Estamos cumprindo nossas obrigações por conta da imposição de impostos, etc. Acho que com a chegada da internet foi aberta uma janela para o mundo. Mas não são muitos os que pesquisam. A maioria fica nos sites de relacionamentos ou em chats de bate-papo. Acho que hoje é mais clara a necessidade de se posicionar contra o aquecimento global, por exemplo, e o jovem está atento.Também na política não temos o hábito de questionar. Mas isso não é responsabilidade do jovem.Os partidos políticos no Brasil estão desgastados e sem nenhum apelo para o jovem. Por outro lado, a enorme dificuldade no mercado de trabalho faz com que o jovem saiba que vai ter que competir, perdendo um pouco a noção de se harmonizar com outros. E, por fim, a violência. Ela atinge os jovens absurdamente. É uma geração com medo. A saída? A leitura e a escola cumprindo o seu papel.
  • DANIELLE SUZUKI: O que pode ser feito para reconquistar a confiança dos jovens e sua participação na solução dos problemas do país?
  • GROISMAN: O jovem precisa adquirir a consciência da força que tem. Unida, a juventude é transgressora e transformadora. Mas, para isso, é preciso ter prazer no dia-a-dia do Brasil. Não ver a transformação como uma obrigação, nem a leitura como obrigação. Quando a leitura for prazerosa, virá a curiosidade. Com a curiosidade, a ação. E daí, a transformação. Ser curioso em relação ao mundo é ter prazer em ser transformador.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Renoir, música e leitura

Através das cores Renoir registra momento sublime da vida humana, quando extraimos sons de instrumentos musicais para a elevação da alma; e para isso a leitura é ferramenta de fundamental importância.





Música e leitura são janelas da alma, abertas de forma voluntária para mundos e idéias além da realidade vivida e sentida. O autor materializa através de letras e números o ideal musical e ou literário; o leitor e o ouvinte absorvem a idéia em seu emocional e ambos transformam a realidade.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Saudades

Para relaxar estava relendo alguns materiais realizados com crianças em sala de aula.
Encontrei essas poesias criadas por ex-alunos há alguns anos após termos lido "CLASSIFICADOS POÉTICOS" da Roseana Murray.
Com as criações até produzimos um livro. Foi um trabalho muito prazeroso.

Vendo uma casa com tijolos de sonhos.
O cimento é calda de caramelo
E a tinta é leite
Valor:R$35.000.000.000.000.000.000
De moedas de chocolate.
Danilo Xavier Ribeiro

Perdi maleta cheia de flores,
flores de todas as cores;
rosa, verde, azul, vermelho...
Não lembro onde perdi.
Se a encontrar me avise
pelo pensamento porque
sem as minhas flores
minha vida está morta.
Quando me avisar posso estar
até dormindo mas vou atrás.
Sem a minha maleta,
não posso mais ficar.
Maia Fernandes de Souza

Aqui temos uma resposta ao poema da Maia e podemos perceber nos versos um ar de doce paixão, ou não?

Achei sua maleta cheia
de nuvens e de flores.
Não quero causar escândalo mas,
posso usar um pouco de suas flores?
Também quero experimentar
um pouco de seus amores.
Isto foi uma coisa maravilhosa
que encontrei em minha vida.
Responderei-te em pensamentos.
Thiago Ávila Pereira Souza

É muito agradável trabalhar literatura não importa com qual idade. E melhor ainda é ler um autor tão bom quanto Roseana Murray:



DELICADEZA


A alma é invizível
um anjo é invisível,
o vento é invisível,
o pensamento é invisível,
e, no entanto,
com delicadeza,
se pode enxergar a alma,
se pode adivinhar o anjo,
se pode sentir o vento,
se pode mudar o mundo
com alguns pensamentos...


Podemos estar em contato sempre com esta autora fantástica através de seu blog:
http://roseana.murray.zip.net/

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Para gostar de ler




  • Se há alguém na família que lê, aproveite: essa pessoa pode indicar um bom caminho para você se familiarizar com os livros.


  • Reserve algumas horas por dia para a leitura em família. Faça com que a criança aprecie o momento e não o encare como uma obrigação.


  • Freqüente livrarias e bibliotecas com a criança e leve-a para eventos de contadores de histórias ou conte-as você mesmo.


  • Faça disso um programa de lazer.


  • Grupos de discussão literária e sites de literatura na internet podem ajudá-lo a descobrir livros que possam interessá-lo.


  • Converse com as crianças sobre livros e peça-lhes que comentem a história que acabaram de ler. Isso estimula a formação do pensamento crítico.


  • Em aniversário de criança dê livros.


  • Participe de encontros com escritores e palestras sobre literatura em institutos culturais, casas de cultura e bibliotecas.


  • Se você é do tipo que gosta de saber sobre a vida dos famosos, leia uma biografia. Se é leitor voraz de jornais, experimente livros de crônicas.


  • Uma peça ou um filme cuja história foi baseada em um livro pode levá-lo a procurar a obra original.


  • Freqüente sebos, livrarias e bibliotecas. A proximidade com os livros pode começar a seduzi-lo.


Extraído do jornal Folha de São Paulo



Colaboração do Sérgio Luiz



LIVRARIA ATÉ VOCÊ



Rua Cel. João Duarte, 64, loja 109, centro



Cataguases-MG



Telefax - 032-3421-3539

domingo, 6 de janeiro de 2008

Eurípedes Barsanulfo

EURÍPEDES BARSANULFO - Um educador de vanguarda na primeira República
Concluí recentemente a leitura deste livro, que é uma séria pesquisa de mestrado de Alessandro Bigheto sobre o trabalho educacional desenvolvido pelo professor Eurípedes Barsanulfo no início do século passado na cidade de Sacramento, Minas Gerais.
Alessandro nos apresenta a sociedade brasileira da época, no aspecto político, religioso, social e econômico de forma que venhamos a compreender o contexto histórico em que Eurípedes estava envolvido ao realizar seu trabalho educacional na referida cidade mineira.
O Colégio Allan kardec, fundado por Eurípedes, realizou proposta educacional renovadora para sua época e também para os dias atuais. Era um homem determinado, educador convicto da importância da educação na vida de todos nós, espírita, político atuante em sua cidade, um revolucionário que não titubeou diante dos vários impecilhos que a época e a sociedade mineira lhe apresentaram.
Sua proposta educacional é genuinamente brasileira, de acordo com nossa realidade cultural e necessidades sociais. É mais uma excelente obra educativa da Editora Comenius que nos brinda com informações valiosas para o aprimoramento intelectual e cultural de todos: educadores, educandos e famílias.
Alessandro Cesar Bigheto é pedagogo, um dos fundadores e coordenadores da Associação Brasileira de Pedagogia Espirita, professor de Ética e filosofia, no ensino fundamental, médio e superior. Fez mestrado na Unicamp, no grupo Histedbr. É autor juntamento com Dora Incontri de, TODOS OS JEITOS DE CRER, livro didático inter-religioso, pela editora Ática. Faz o programa Educação para todos na Rádio Boa Nova e o programa Perspectiva na TV mundo Maior.